Rio tem o fevereiro mais quente desde 2003; entenda
- Alexandre Dehon de Almeida Lima
- 18 de fev.
- 2 min de leitura

Máxima prevista para esta terça-feira (18) é de 42 graus. Não chove.
O Rio de Janeiro não tinha um fevereiro tão quente desde 2003. Segundo a Climatempo, a média das temperaturas registradas nos últimos 17 dias na cidade foi de 36,6 graus, a maior em 21 anos.
E o mês nem acabou — aliás, para esta terça-feira (18) a máxima prevista é de 42 graus. Possivelmente a média deve subir até 1º de março, batendo ainda mais recordes. Historicamente, termômetros ficam no patamar dos 33°C no 2º mês do ano.
Nesta segunda-feira (17), pela 1ª vez na história, o Rio entrou em Calor 4, o penúltimo nível de uma escala de 5 que orienta a população quando a temperatura é inclemente. O Centro de Operações e Resiliência (COR) Rio recomenda fazer adaptações na rotina para com o objetivo de preservar a população dos impactos das ondas de calor.
Em junho do ano passado, a prefeitura definiu protocolos para alertar os cariocas quando os termômetros sobem muito.
Previsão para a semana
A quarta-feira (19) vai começar com nebulosidade variada. Assim, a previsão é de predomínio de céu parcialmente nublado, sem chuva na cidade do Rio. As temperaturas apresentarão ligeiro declínio, com máxima de 38°C e mínima de 20°C.
Na quinta (20), os termômetros vão variar entre a máxima prevista de 39°C e a mínima de 20°C. O dia será de sol entre nuvens e também não há previsão de chuva.
Já na sexta-feira (21), o céu estará variando entre claro a parcialmente nublado. Os ventos estarão predominantemente moderados. A temperatura máxima pode chegar aos 38°C, já a mínima aos 21°C.
No sábado (22), o dia será nublado na cidade, contudo, não há previsão de chuva. As temperaturas seguem altas, com máxima prevista de 37°C e mínima de 21°C.
Comments